top of page
Foto do escritor Ingrid Osternack

Clientes em Ilustração



Ilustrações tem várias finalidades: às vezes, só decoram um produto para deixar ele mais atrativo. Outras vezes, são usadas para contar uma história, transmitir uma ideia ou um conceito e também para vender mais, pois uma ilustração pode atrair mais consumidores.


Mas em geral, mais do que contar uma história, seu cliente quer criar uma narrativa que atraia o cliente dele, o que muitos chama de storytelling. Quando um ilustrador faz uma capa, a intenção é que ela ajude o livro a vender. Tem que agradar ao autor, ao editor e ao ilustrador, mas no fim, quem vai adquirir o livro é o leitor, e muitas vezes o editor procura algo que agrade mais ao cliente dele do que a ele mesmo.


Hoje são inúmeros os ilustradores que existem em nosso país e a concorrência é grande. O trabalho do ilustrador nem sempre é tão valorizado. Com o advento dos bancos de imagens e da inteligência artificial, a gente pode ficar desestimulado, porque acha que vai ser difícil ser notado.


Por outro lado, o nosso mundo vive de imagens. Um artigo, seja escrito ou online, tem que ter uma imagem. Portanto, ainda há muito mercado para quem está produzindo. Além disso, as imagens de inteligência artificial tem a fama de serem ‘sempre iguais’, o que faz com que as pessoas tenham começado a valorizar mais o que é feito a mão. Na verdade, nos Eua, a ilustração digital tem a fama de ser mais fácil e ligeiramente desvalorizada no campo da literatura infantil.


A Feira do Livro de Bologna, mundialmente conhecida e uma das mais relevantes na área de ilustração de livros infantis, promove um concurso anual de ilustrações. Você sabia que 90% das ilustrações enviadas são ainda feitas em técnicas tradicionais. Isso quer dizer que, embora muita gente faça ilustração digital, a ilustração tradicional ainda tem mais mercado em ilustração infantil.


O que muitos artistas tem feito, na área de ilustração infantil, seja nos EUA ou na Europa: ilustração tradigital, ou seja, misturamos técnicas tradicionais com digitais, dando um resultado similar ao da ilustração digital, mas com características de tradicional. Eu também faço ilustração tradicional, mas faço ajustes digitalmente, o que é importante quando você envia sua ilustração para o cliente.


Nos EUA, os ilustradores costuma conseguir clientes através de agentes. Em nosso país não temos sempre presente a figura do 'agente', como nos EUA e na Inglaterra. Nos outros países da Europa, não é costume ter intermediários entre ilustrador e editores.


Mas nos Eua, por exemplo, o ilustrador faz o seu trabalho e contrata alguém que o represente perante as editoras e clientes. Aqui no Brasil, quem faz tudo é ‘a gente’ mesmo.


Não sei dizer se feliz ou infelizmente, o ilustrador tem que fazer esses dois trabalhos. Por um lado é um custo a menos, (a média que cobram é 15% do que você receber) e por outro temos que reservar tempo para nos preocuparmos em vender o nosso trabalho.


E já ouvi ilustradores internacionais comentarem que até conseguiram um agente, mas mesmo assim, o agente trabalhava mais para outros ilustradores do que para eles e nunca tiveram um trabalho através do tal agente. Por isso, ressalto novamente: um bom portfólio vai fazer até o agente trabalhar mais por você.


A verdade é que não podemos terceirizar nossa carreira. Somos nós mesmos que fazemos o melhor para nós. Ninguém – a não ser talvez nossas mães – está mais interessado em nossos interesses do que nós mesmos. Ninguém vai fazer mais por você do que você mesmo.


Por isso, ninguém melhor do que nós mesmos para correr atrás dos nossos sonhos.


Mas como conseguir clientes em ilustração?


O cliente é uma figura muito importante na vida do ilustrador. Na verdade, o cliente é tão importante que existem graduações e pós-graduações só para entender o comportamento do consumidor. As grandes empresas investem em pesquisas para que possam cada vez mais atender melhor a sues consumidores e clientes. Há até ferramentas de neurociência para entender o que faz um cliente comprar de uma pessoa e não de outra, e o que o estimula mais a comprar.


Todo mundo é cliente de alguma coisa. Sem o cliente, não existe trabalho; sem trabalho, não há relação comercial; e é isso que o ilustrador profissional tem que saber. É essencial ter boas relações com todos os seus clientes e seus prospectos, que são os seus possíveis futuros clientes.


Antigamente, um cliente procuraria um ilustrador nos seus arquivos, onde encontraria uma porção de portfólios e escolheria entre aqueles que se aproximassem da ideia que ele tinha em mente para aquele determinado trabalho.


Atualmente, se ele já não tiver em mente alguém que ele conhece, com quem já trabalhou e em quem ele confia, na maioria das vezes ele irá procurar na internet.


Mas muitas vezes preferem trabalhar com um grupo limitado, com estilos diferentes, para diminuir o trabalho de escolha e trabalhar com quem já sabe o processo.


Mesmo em portfólios digitais, nem sempre o cliente tem tempo de ficar olhando todos os ilustradores. Por isso, prospectar e fazer networking podem ser a melhor forma de garantir trabalho no longo prazo.


E mesmo que ele conheça um ilustrador e já tenha trabalhado com ele, ainda assim pode querer ver o seu portfólio atual para se certificar de que o seu estilo ainda continua de acordo com o que ele imaginou - e precisa - para aquele determinado trabalho.


Minha experiência: Coincidentemente, enquanto estava escrevendo essa postagem, um editor me escreveu para solicitar um orçamento. Eu já fiz vários trabalhos para essa editora. Mesmo assim, ele solicitou um portfólio atualizado. Enviei logo após a solicitação, porque já tinha pronto em PDF e também enviei o link para meu site, que também está atualizado.


Ter relacionamento com pessoas da área é importantíssimo. Muitas parcerias em livros acontecem entre amigos, conhecidos, e até pessoas que você encontrou num café. Não subestime os pequenos começos. Pessoas que parecem ter apenas uma ideia podem ter e conhecer os meios para publicar um livro e às vezes só estão em busca de um ilustrador.


Ilustrado final de semana!



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page