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"Por que eu não consigo clientes de ilustração?"



Às vezes eu recebo e-mails ou mensagens no direct do Instagram que me perguntam: onde achar clientes, como achar clientes, como entrar no mercado de trabalho...


E alguns outros ilustradores até me enviam suas ilustrações, links dos seus portfólios.


Embora alguns não estejam ainda a nível profissional, há alguns que eu fico encantada.


São maravilhosos. Mas, mesmo assim, o ilustrador me pergunta: se é assim, então por que eu não consigo trabalho?


Então, eu percorri uma trajetória que, vejo hoje, foi feita de várias etapas e até dividi meu curso falando sobre o meu método. Pois eu tenho uma teoria que, se for pensar em mim mesma, funcionou e tem funcionado para vários de meus alunos.


Vai funcionar para todo mundo? Não posso dizer nem que sim, nem que não. Mas vou falar aqui sobre alguns questionamentos que você deve fazer para refletir sobre a causa de você ainda não ter conseguido clientes como ilustrador ou ilustradora. Eu vou falar especialmente da área de ilustração de livros infantis, porque é a área em que eu atuo.


Obviamente, cada um vem de um tipo de trajetória. Eu chamaria até de ‘background’.


O que eu quero dizer com isso?


Que tem gente que mora em cidade pequena e tem gente que mora em cidade grande.


Que alguns tinham ou tem recursos para materiais e softwares e outros não tem.


Que alguns tem como adquirir conhecimento e outros não.


Mas eu quero dizer que, se eu, que vim de uma família muito humilde, estudei em escola pública, só consegui finalizar meu curso de artes na terceira vez que comecei o curso. Isso porque eu passei em 3 vestibulares de arte, comecei os curos, mas por circunstâncias da vida, só consegui mesmo dar continuidade na terceira vez, consegui, então você também pode.


Eu não tinha material, não tinha dinheiro, não tinha noções de desenho até a vida adulta, não tinha livros para aprender... e vinha de origens humildes.


Se eu consegui, tenho certeza que, não importa onde você nasceu e mora, e não importa a idade, você também pode.


Mas voltando ao tema: por que eu não consigo clientes?


Vamos a alguns considerações


  •  Você tem ilustrações suficientes para apresentar um portfólio?


Eu pergunto isso porque, às vezes, quando alguém me escreve, nem começou. E outros, apesar de terem um trabalho bonito, tem de 3 a 5 ilustrações.


Em outros casos, me enviam fotos de ilustrações feitas em papéis até rasgados, ou amassados. Ou então, ilustrações feitas com caneta sem técnica, todas juntas, como se fossem um sketchbook.


Dito isto, afirmo: a aparência de um portfólio é importante.


Você entra num café só para tomar café ou olha a aparência, a limpeza, se a decoração lhe agrada, se o cardápio está limpinho, não amassado e não rasurado?


Apresentação é importante. Quantidade também é importante. Não basta ter um ‘corpo de trabalho’, como vou chamar aqui, com poucas ilustrações. Tem que mostrar uma certa quantidade mínima.


Algo que eu sempre digo: nem todas as pessoas conseguem visualizar imagens em suas mentes. Nem todos são pessoas visuais. Alguns são mais de ouvir, outros de ler, e outras são sinestésicos. O seu cliente pode estar pensando numa ilustração, mas não consegue conceber como será. Então, se você tem muita variedade, isso vai ajudar ele a unir ideias de suas imagens e a conceber o que está pensando.


E pode ser que ele esteja buscando um ponto de vista diferente, e se ele não encontra no seu portfólio, pode passar para um outro artista, pois como não sabe dizer exatamente o que quer, vai buscar uma cena similar para mostrar ao ilustrador e dizer: é mais ou menos isso que eu quero. Por isso, quanto mais possibilidades você apresenta em seu portfólio, melhor.


Outra coisa: você tem um website ou só usa o Instagram? E o Instagram, está focado em ilustração ou tem fotos de família, aniversários, você tomando algo na beira da praia?


Embora o Instagram não seja o seu portfólio, ainda assim tem que ter um foco em ilustração.


  • Mais uma pergunta: seu Instagram é público?


Quantas vezes as pessoas me mandam o link do Instagram para eu ver o trabalho delas e é privado. Eu tenho que solicitar acesso.


Você acha que um cliente vai entrar no seu instagram e pedir acesso para poder ver o que tem feito? Dificilmente. Parece obvio o que estou falando, mas acredite: acontece direto.


Muita gente me diz: ah, ainda não deu tempo de produzir muita coisa, pois estou muito ocupado ou ocupada com outro trabalho, com filhos, estudo, etc...


Então, vamos por partes: ocupe seus primeiros meses só fazendo ilustração. Produza, produza, produza.


Aí, depois que tiver o que eu chamo de ‘produto’, aí você pode começar a pensar em clientes. Não é através de clientes que você vai começar a produzir e ter um portfólio, mas ao contrário: é produzindo que você vai ter clientes.


Compare com uma padaria: não é o cliente que chega e lhe encomenda um pão. Você produz um pão e depois o cliente vem, vê e compra.


Em nossa área, é mais ou menos assim: só que você vai produzir, ele vai olhar e aí sim vai lhe pedir algo similar, mas para atender as necessidades dele. É como apresentar amostras e dizer: eu tenho esses exemplos, mas posso fazer algo personalizado para você.


Além disso, além da quantidade, é importante que o portfólio mostre ilustrações variadas, mas que de alguma forma se conectem. O que quero dizer é: não faça somente um tipo de personagem, mas varie. Porém, varie os personagens, os cenários, os elementos, mas mantenha uma consistência de estilo, por exemplo.


Uma outra coisa que você tem que pensar é:


  • Meu trabalho é bom o suficiente?


Eu entendo: tem livros que as ilustrações não nos agradam. Mas, a gente achando legais ou não, o que importa é que esse ilustrador conseguiu um cliente. Talvez ele não tenha a qualidade que você admira, e cada um tem um gosto, mas o fato é que ele deve ser bom o suficiente para quem o contratou.


Mas voltando à qualidade profissional de suas ilustrações, eu pergunto: - o seu trabalho é refinado?


O que eu quero dizer com isso: tem linhas sobrando, marcas de lápis, manchas, papel amassado, etc...


Eu recebo ilustrações de várias pessoas, e não estou falando de alunos, que me enviam desenhos em papel quadriculado! Me desculpe: não é preciso um papel caro, de qualidade superior, mas que pelo menos não tenha linhas nem sejam folhas de cadernos escolares. O papel quadriculado até pode ser usado em ilustrações, mas feito de modo intencional, geralmente como um elemento da própria ilustração. Esse é o mínimo.


Quanto ao acabamento: as linhas feitas com lápis de cor, por exemplo, estão bem acabadas, fechadas, ou riscadas aleatoriamente, como se fosse um desenho de criança?


É claro que existem estilos, mas notamos quando o ilustrador faz aquilo propositalmente. A tinta, está cobrindo bem ou tem falhas? A técnica, está em feita ou parece que foi feita com pressa?


Para ter certeza de que seu trabalho está a nível profissional, vá a uma livraria ou biblioteca e escolha livros com um tipo de ilustração que você goste.


Então compare seu trabalho, principalmente o acabamento, com o do ilustrador profissional. Note a finalização do trabalho, como ele usa as cores, se usa ou não contornos...


Não estou falando aqui para copiar, mas usar como parâmetro algo que já foi publicado. O que já foi publicado passou por alguma avaliação e foi aprovado. Seja pelo desenho, pela técnica, pela composição, pela narrativa visual, pelo estilo... Enfim, por critérios que algum editor ou editora considerou importantes.


 Consistência


Em primeiro lugar, consistência de estilo. Isso porque o estilo nada mais é a consistência de similaridades que existem em todas as ilustrações que você faz.


Se elas parecem ser feitas por pessoas diferentes, isso pode deixar o cliente inseguro, pois ele não sabe se você vai entregar a ilustração dele no estilo da primeira, da segunda, da terceira ou da quarta ilustração. Assim, ela acaba indo procurar algum outro ilustrador, pois ele quer investir em quem vai lhe entregar algo parecido com o que viu no portfólio.


Se você já é meu aluno, vou te lembrar que no meu curso, Método Ingrid, eu tenho algumas aulas sobre estilo.


Existem ilustradores que fazem vários estilos, mas em geral, quem faz isso já tem um portfólio com várias seções, mostrando os 2 ou mais estilos com os quais trabalha. No entanto, a maioria dos ilustradores foca num só estilo para não confundir o cliente.


Além disso, também é importante considerar não só a consistência no estilo, mas também de qualidade.


Eu já vi ilustrações maravilhosas de artistas que, num trabalho seguinte, deixaram a desejar no quesito desenho, ou composição, ou acabamento, e até mesmo na narrativa.


É como música: às vezes o compositor acerta uma e faz sucesso. Mas depois não consegue mais compor algo similar.


Em ilustração, isso também pode acontecer: o ilustrador faz um trabalho lindo, mas as demais ilustrações não tem a mesma qualidade. Parece que estão inacabadas, ou que não houve o mesmo cuidado.


Eu sei: às vezes dá um cansaço fazer 30 vezes o mesmo cabelo. Mas temos que cuidar para que fique com qualidade similar, e naõ uma ilustração maravilhosamente finalizada e outra com cara de rafe ou esboço.


Para conseguir isso, é preciso um pouco de tempo. E eu até sugiro reservar uns meses para você afinar suas habilidades, e tentar se desenvolver cada vez mais. Em algumas técnicas, demora mais para finalizar uma ilustração. Considere o seu tipo de personalidade e veja qual se adapta mais ao seu estilo.


Com tudo isso, não quero dizer que deva desistir de ser ilustrador. Não é porque você ainda não tem um estilo que você não vai conseguir trabalhar com o que gosta. Mas talvez demore um pouco mais de tempo para você entrar no mercado de trabalho.


Obviamente, não existe uma trajetória única. Cada ilustrador tem a sua, mas algumas são mais rápidas para chegar ao objetivo do que outras.


  • Às vezes, é bom pedir para alguém de fora dar uma olhada no seu portfolio.


Isso porque nem sempre o que vemos e entendemos é o que os outros entendem. Eu peço para minha filha e meu marido darem uma olhada no que faço de vez em quando. E noto que há coisas que chamam mais a atenção deles e tem coisas que eu faço que eles entendem diferente. E isso me faz perceber que cada um vê uma imagem de acordo com o que vive ou viveu. E isso é normal, faz parte da vida.


Mas outra pessoa ver, e até comentar, faz a gente refletir sobre o que está criando. E aos poucos, vai começando a desenhar e ilustrar já pensando na mensagem que vai passar. E é por isso que eu comento as ilustrações de alunos da Vivência do Ilustrador. Porque aquilo que nos parece óbvio, nem sempre é para outras pessoas.


  • Onde as pessoas vão encontrar suas ilustrações?


Você está divulgando? Onde está divulgando?


Alguns ilustradores colocam em sites de portfólio como o Behance, por exemplo. Um dos problemas desses sites gratuitos é que podemos colocar um número limitado de ilustrações, e os que pagam acabam recebendo mais visitas.


Isso acontece por alguns motivos: em primeiro lugar, a plataforma irá mostrar quem paga ou quem tem portfólio gratuito?


Em segundo lugar, há uma imensidão de ilustradores do mundo todo e a possibilidade de sermos encontrados acaba sendo menor.


Em terceiro lugar, não podemos colocar muitas ilustrações, e isso faz com que o nosso portfólio não pareça tão atraente à primeira vista.


Então, algumas perguntas: seu objetivo é atrair clientes dentro ou fora do Brasil? Onde o editor irá procurar um ilustrador: no Behance ou na internet? O Instagram ou no Google?


A maioria dos meus clientes vem das seguintes fontes:


Google – eles acham o meu website Instagram – Eles viram alguma postagem minha e entram em contato


Referências – Eles viram algum livro ou alguém me indicou


Então, na minha opinião, mais vale ter um website do que focar em sites de portfólios.


Agora eu pergunto: onde você tem divulgado as suas ilustrações?


Obviamente, há exceções e alguém pode dizer: o ilustrador Siclano não faz nada disso, e nem tem website. De fato, sempre há exceções, mas talvez eles já tenham uma lista de clientes e não vejam necessidade nem de divulgar. Ou tem um contrato e não precisam de mais clientes. Ou talvez eles tenham um agente, que é mais comum no exterior que no Brasil e deleguem essa parte para eles, pagando um comissão.


Só que esse texto não é para quem já tem clientes, não importa se faz ou não o que estou dizendo. É para quem deseja aumentar as chances de ter clientes.


Por isso, supondo que fazendo somente uma das coisas aqui, já consiga clientes, isso não quer dizer que não vai conseguir mais ainda caso faça todas.


  • Constância


Eu confesso: eu não consigo manter a constância de postagem que eu gostaria. Eu produzo muuuuuuito mais ilustrações do que eu divulgo.


O Instagram é um lugar onde eu posto algum trabalho ou vídeo de making of periodicamente, mas eu gostaria de fazer mais.


No entanto, eu recebo em média de 5 a 10 pedidos de orçamento por mês. Obviamente, como eu trabalho em um livro por várias semanas, e também dou aula, eu limito o número de trabalhos que eu pego.


No entanto, o fato é que, mesmo eu tendo um Instagram que não divulga tudo que faço, quando isso é complementado pelo meu website, as pessoas veem que tenho ilustrações suficientes para mostrar que sou profissional.


Meu instagram não é perfeito, longe disso. Eu mesma reconheço  minhas limitações. Mas mesmo assim é o suficiente para que muita gente me peça orçamentos para ilustrar seus livros.


  • Apresentação do trabalho


Como eu já falei antes, às vezes eu recebo fotos de ilustrações feitas em papéis rasgados ou amassados.


Mas não é só isso: Você usa fotos bem feitas e digitaliza profissionalmente seu trabalho? Porque para enviar para um cliente, fotos, principalmente do celular, não serão algo que poderá ser usado em impressões gráficas.


O cliente tem que perceber, de imediato, se você sabe a qualidade de imagem necessária para uma publicação.


Fotos escuras, mal tiradas, ou trabalhos com resolução baixa podem dar a sensação de hobby e não realmente ilustração profissional. Até a qualidade dos materiais utilizados vai demonstrar, para um cliente, se o trabalho é profissional. Não precisa ser altíssima resolução, porque isso vai fazer com que o site fique pesado e o Instagram nem aceite, mas que tenha qualidade suficiente para ver os pormenores e detalhes da sua ilustração.


Quem trabalha nessa área, costuma ter um bom olho para isso, para ver se a ilustração tem a qualidade necessária para ser publicada. Vendo o seu portfólio, eles vão entender se você sabe como apresentar e enviar o seu trabalho para o cliente. E eles não querem alguém que precise ensinar o trabalho, mas alguém que já saiba fazer isso. E foi até por isso que criei a Vivência do Ilustrador, porque assim os alunos aprendem o processo e também a enviar a ilustração no formato correto. A maioria, até fazer o meu curso, acreditava que o formato era outro.


  • Contato


Algo que parece óbvio, mas os clientes tem como entrar em contato com você? Você tem uma forma deles entrarem em contato, seja no seu site ou no seu instagram? Às vezes, há pessoas que, além de deixarem o instagram como única forma de publicação, não deixam público e visível para todos, e em alguns casos, não possibilitam que qualquer pessoa possa contactar eles. Então, se alguém gostar do seu trabalho, é fácil deles falarem com você?


  • Temática


Embora pareça meio óbvio, já aconteceu de eu receber um email me perguntando por que esse artista não conseguia clientes, pois queria muito trabalhar com ilustração de livros infantis.


Ele mandou o seu instagram e fui olhar. Quando entrei no perfil, só tinha ilustrações em preto e branco, e de duas temáticas: caveiras e mulheres nuas.


Veja: se você quer trabalhar com ilustração de livros infantis, que tipo de ilustração deve fazer e divulgar?


O tipo de ilustração que tem nos livros infantis. Por isso, visite livrarias e bibliotecas e faça uma análise do que tem no mercado para saber se o seu estilo se enquadra em nossa área.


Outra coisa é se você até faz ilustração de livros infantis, mas só faz personagens fofinhos ou passarinhos. Embora seja algo que tem a ver com a nossa temática, como nosso mercado editorial não é grande como nos Eua, e até menor que o da Argentina (segundo relatórios editorias que recebo), não sei se conseguirá uma grande demanda para esse tipo de ilustração.


Pode até ter livros de passarinhos, mas não o suficiente para você viver só desse tipo de ilustração. Obviamente, se surgirem livros com a temática que você faz, e você conseguir clientes, fantástico. Não é porque são poucas as possibilidades que quer dizer que você não vai conseguir. Pode ser que surja uma série de livros que vai manter você ocupado ou ocupada por meses, e que poderá ser uma temática onde vão lhe procurar especificamente para isso. Então, aproveite!


  • Mostrar o processo, e o amor/paixão ao seu trabalho


Embora seja muito gostoso, Ilustrar não é passatempo. Desenhar, sim, é passatempo.


Você pode desenhar e isso vai lhe bastar, pois é algo que você faz para você mesmo. Mas ilustrar é fazer uma imagem para transmitir alguma mensagem, conceito ou história. E é importante encarar esse trabalho como algo que você não vai fazer só de vez em quando.


Tem que ter um espaço onde trabalhar, um horário para isso, e gostar do que faz. Porque eu também noto que, às vezes, algumas pessoas acham que ilustrar é só desenhar. Que desenhar bem basta.


Sinto dizer, mas conheço muita gente que desenha super bem e não consegue ter um fluxo constante de trabalho. Eu sei que alguns vão escrever que isso não é verdade, pois já recebi mensagens me contando que não conseguem clientes, apesar de terem um bom trabalho.


Mas infelizmente, não é só isso. Você pode até saber dirigir um carro: ligar, engatar a marcha, pisar no acelerador, como eu sempre digo, mas também tem que saber as regras de trânsito. Não é verdade que, mesmo sabendo dirigir, se você for para a Inglaterra, onde até o sentido das ruas é diferente, vai ser mais complicado se movimentar de carro lá?


Então, na área de ilustração é a mesma coisa. Desenhar é uma parte importante, mas há regras tanto na forma como se desenha, como se faz uma ilustração, e em como navegar no mercado editorial. Não é só o lado artístico que é  importante, mas o técnico e o comercial também são.


Eu conheço pessoas que dizem: eu só quero desenhar por prazer, para relaxar, não quero fazer isso profissionalmente. Então, não há nada de errado em fazer arte por puro hobby. Mas para fazer profissionalmente, às vezes é cansativo ter 32 ilustrações para entregar em 30 dias. E pode ser desafiador pensar em várias cenas para uma mesma história.


Então, para ter mais clientes, temos que produzir variados personagens, variadas sequencias, variados cenários, ou o mesmo cenário sob pontos de vista diferentes. E por isso, antes de ter clientes, temos que ter disciplina suficiente para construir um portfólio, variado, sem esperar receber nada em troca.


Vamos ter que trabalhar algum tempo antes de começar a procurar e atrair os clientes. E se você não gostar desse tipo de rotina, pode ser que não consiga atrair clientes, pois veem que não tem uma regularidade e você demonstra que suas artes são mais um passatempo do que uma profissão.


Essa vontade, ou não, de ilustrar e curtir esse trabalho, na minha opinião, fica evidente na forma como você mostra o seu trabalho na internet.


  • Mas eu não sei o que desenhar para colocar no meu portfólio


Eu já recebi várias mensagens me dizendo isso.


O que eu devo colocar no meu portfólio? Mas o que eu posso desenhar? Eu  não sei exatamente o que desenhar...


Então, por isso, eu criei um desafio gratuito de ilustração, que dura 30 dias, onde eu dou dicas e sugestões do que desenhar para você treinar, criar o hábito diário de ilustrar e se desafiar, pois não é fácil adquirir o hábito de desenhar todos os dias.


E no fim, você pode usar essas ilustrações como pontapé inicial para desenvolver o seu portfólio.


Então, cadastre-se no desafio gratuito de ilustração, no link abaixo do vídeo. Não custa nada e você vai receber, todo dia, uma mensagem com sugestões do que desenhar naquele dia. Não esqueça de me marcar no Instagram.


Espero que esse texto tenha te ajudado e peço que me dê um feedback nos comentários abaixo. Deixe também suas dúvidas.


Obrigada e uma ilustrada semana!  


Ingrid


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